Lula inaugura terminal de passageiros em Cruzeiro do Sul e assina ordem de serviço da ponte e BR-364
A chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Cruzeiro do Sul que estava prevista para o final da tarde desta terça-feira (28), atrasou quase duas horas, por volta das 7h da noite ele desembarcou na cidade acompanhado dos ministros Paulo Sérgio Passos (Transportes) e Nelson Jobim (Defesa), além do governador Binho Marques, senador Tião Viana e outras autoridades.
A forte chuva que caiu sobre a cidade durante a tarde, não desanimou o público presente no estacionamento do aeroporto que esperou cerca de três horas para ver o presidente.
Lula inaugurou o novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul. A construção que começou em 2006, apesar de ser moderna tem uma arquitetura semelhante a uma aldeia indígena, o que caracteriza a regionalização. Foram investidos mais de R$ 29 milhões.
A capacidade de atendimento segundo a Infraero, aumentou de pouco mais de 80 mil passageiros por ano, para 300 mil.
O presidente Lula considerou um erro histórico não se acreditar na integração entre os paises da América do Sul, e citou o exemplo de Rio Branco que fica bem próximo a Lima no Peru. “Para o povo do estado do Acre viajar a Lima tem que ir a São Paulo, ou seja, você tem que viajar quatro horas pra trás, transforma uma viagem de uma hora e meia, numa viagem de 12 horas”, disse.
Novo terminal do aeroporto de Cruzeiro do Sul-Acre
Ordem de serviço da ponte e BR-364

Durante a solenidade o presidente da república, o governador Binho Marques e o ministro dos transportes assinaram a ordem de serviço, autorizando o início das obras da ponte sobre o Rio Juruá. Os
A ponte estaiada (suspensa por cabos) terá
O governador Binho Marques que fez um discurso longo
e cansativo agradecendo o presidente pelas obras no Acre, já não afirmou a conclusão da BR-364 até 2010 e disse que poderia ser concluída até 2011. Em seguida, Lula chamou o ministro dos transportes na frente do público e exigiu o fim das obras até dezembro de 2010, “se for preciso ascender vela pra São Pedro eu ascendo pra que não chova tanto, mas eu quero inaugurar essa obra antes de deixar a presidência da república”, enfatizou.

O presidente pretende voltar a Cruzeiro do Sul também, para inaugurar o estádio de futebol que o governo do estado pretende construir em parceria com o governo federal. O presidente prometeu que estará na inauguração do estádio com o jogador do Corinthians, Ronaldo Fenômeno. “Eu prometi, mas nem sei se ele ainda estará no Corinthians, mas de qualquer forma se ele não puder vir eu, que fui quase profissional, posso vir e mostrar pra vocês como se joga bola”, conclui bem humorado.












