LULA NO ACRE

JURUÁ RECEBE PRESIDENTE LULA


Lula inaugura terminal de passageiros em Cruzeiro do Sul e assina ordem de serviço da ponte e BR-364




Antes de chegar à Cruzeiro do Sul o presidente Lula esteve reunido com o presidente peruano Alan Garcia e demais altoridades dois dois países no Fórum Empresarial Brasil Peru, em Rio Branco.

A chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Cruzeiro do Sul que estava prevista para o final da tarde desta terça-feira (28), atrasou quase duas horas, por volta das 7h da noite ele desembarcou na cidade acompanhado dos ministros Paulo Sérgio Passos (Transportes) e Nelson Jobim (Defesa), além do governador Binho Marques, senador Tião Viana e outras autoridades.


A forte chuva que caiu sobre a cidade durante a tarde, não desanimou o público presente no estacionamento do aeroporto que esperou cerca de três horas para ver o presidente.


Lula inaugurou o novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul. A construção que começou em 2006, apesar de ser moderna tem uma arquitetura semelhante a uma aldeia indígena, o que caracteriza a regionalização. Foram investidos mais de R$ 29 milhões.


A capacidade de atendimento segundo a Infraero, aumentou de pouco mais de 80 mil passageiros por ano, para 300 mil.

O presidente Lula considerou um erro histórico não se acreditar na integração entre os paises da América do Sul, e citou o exemplo de Rio Branco que fica bem próximo a Lima no Peru. “Para o povo do estado do Acre viajar a Lima tem que ir a São Paulo, ou seja, você tem que viajar quatro horas pra trás, transforma uma viagem de uma hora e meia, numa viagem de 12 horas”, disse.


Novo terminal do aeroporto de Cruzeiro do Sul-Acre


O ministro da Defesa Nelson Jobim falou do investimento no Aeroporto de Cruzeiro do Sul, mas explicou ao presidente o problema enfrentado pela população do Vale do Juruá, que fica submetida aos preços exorbitantes cobrados pela única empresa (GOL) com vôos regulares pra Cruzeiro do Sul. O ministro fez comparações de preços sobre pessoas que viajam de Cruzeiro do Sul em percursos bem mais curtos e pagam mais do que passageiros que viajam entre os grandes centros do País. Lula garantiu que nos próximos dias será apresentado um plano de aviação regional que possa moralizar o preço das passagens. “Não é possível que o povo fique sofrendo tanto, não é possível que uma empresa porque está sozinha, cobre as passagens que o ministro falou. É preciso ter respeito pelo povo. Ninguém é preciso ter respeito pelo povo. Ninguém é contra que um empresário ganhe dinheiro, agora não pode extorquir”, explica o presidente.



Ordem de serviço da ponte e BR-364



Durante a solenidade o presidente da república, o governador Binho Marques e o ministro dos transportes assinaram a ordem de serviço, autorizando o início das obras da ponte sobre o Rio Juruá. Os trabalhos devem começar no próximo mês.


A ponte estaiada (suspensa por cabos) terá 550 metros , com passarelas ao lado pra dar segurança aos pedestres e terá uma tecnologia semelhante à Ponte Brasil-Peu no município de Assis Brasil.Está incluido nos recursos o asfaltamento de 11 quilômentros da estrada variante na margem do rio, que vai ligar a ponte a BR-364.


O governador Binho Marques que fez um discurso longo

e cansativo agradecendo o presidente pelas obras no Acre, já não afirmou a conclusão da BR-364 até 2010 e disse que poderia ser concluída até 2011. Em seguida, Lula chamou o ministro dos transportes na frente do público e exigiu o fim das obras até dezembro de 2010, “se for preciso ascender vela pra São Pedro eu ascendo pra que não chova tanto, mas eu quero inaugurar essa obra antes de deixar a presidência da república”, enfatizou.


O presidente pretende voltar a Cruzeiro do Sul também, para inaugurar o estádio de futebol que o governo do estado pretende construir em parceria com o governo federal. O presidente prometeu que estará na inauguração do estádio com o jogador do Corinthians, Ronaldo Fenômeno. “Eu prometi, mas nem sei se ele ainda estará no Corinthians, mas de qualquer forma se ele não puder vir eu, que fui quase profissional, posso vir e mostrar pra vocês como se joga bola”, conclui bem humorado.